A quebra de safra acentuada em diversos estados causou perdas bilionárias à agricultura e provocou um acionamento histórico do seguro rural. O índice de sinistralidade atingiu 366% nos quatro primeiros meses do ano e segue elevado, segundo a Susep, um desequilíbrio que já impacta a oferta de seguros agrícolas para o ciclo 2022/23. O resultado é que o produtor deve encontrar menos ofertas disponíveis no mercado e condições diferentes das vistas nos anos anteriores.
Com essas grandes perdas o mercado de seguro agrícola vive um contexto de oferta limitada de produto devido aos enormes riscos. Somente nos três primeiros meses deste ano, mais de R$7 bilhões em indenização foram pagos aos produtores. Sendo assim, o produtor rural deve encontrar menos opções de produto e mais restrições de cobertura para a contratação de uma apólice em relação as safras passadas, a orientação devida é que o produtor interessado em proteger a sua lavoura não deixe para buscar um produto às vésperas do plantio e tenha em mente as particularidades de um novo ciclo.
O produtor muitas vezes na hora da contratação olha para a proposta com base no histórico da sua produção, mas dado o contexto de mudanças climáticas que estamos vendo, já não basta olhar para trás, é preciso enxergar à frente. Talvez, ao olhar uma proposta agora ele considere a cobertura pouco atrativa, porém é preciso ter em mente que o seguro objetiva repor as perdas ao produtor e não assegurar o lucro da atividade.
Outro ponto é a subvenção ao seguro agrícola, que é finita, e quanto mais atrasada a contratação, maiores os riscos de o produtor não conseguir acesso ao recurso. O Departamento de Risco Rural do Ministério da Agricultura anunciou que já foram comprometidos mais de 70% dos recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, aprovados para este ano – R$ 900 milhões. É importante que o produtor acompanhe os movimentos e disponibilidade de seguros em sua região, uma vez que muitas podem não ter comercialização de apólices em número suficiente para a sua safra.